Alan Wake
Animação

Alan Wake – O desafio de sua criação

Autor(a): Daniela Sobral

Produtora de Max Payne usa software Autodesk para ajudar a desenvolver novo jogo de  “suspense de ação psicológica” – Alan Wake.

Alan Wake, o jogo da empresa filandesa Remedy Entertainment e publicado pela Microsoft Game Studios foi produzido com base na criação bem sucedida tanto de Max Payne e Max Payne 2. A equipe usou uma combinação de downloads do 3ds MaxMotionBuilder e Mudbox.
Anunciado como um “suspense de ação psicológica”, Alan Wake não é, definitivamente, um jogo de videogame típico. Por uma razão: o protagonista titular não é um guerreiro mítico ou outra máquina de matar, mas um escritor de mistérios. Além disso, é uma luta literal da luz contra a trevas que constitui a batalha no coração de Alan Wake.

Superando Desafios
“O maior desafio que enfrentamos foi criar uma história convincente e interessante”, diz Kai Auvinen, gerente da equipe de arte da Remedy. “Criar um ambiente totalmente realista e dinâmico foi crucial para estabelecer o tom certo e a sensação geral.”

Autodesk MotionBuilder
Com realismo cotidiano e detalhes de extrema importância em Alan Wake, a empresa produtora contou com técnicas de captura de movimento e com os recursos de animação do MotionBuilder, software de animação de personagens 3D em tempo real.

“Temos utilizado o software Autodesk 3ds Max desde o primeiro dia, o MotionBuilder tornou-se uma parte vital da nossa linha de produção de animação “, diz Vanhatalo.

Autodesk Mudbox

De acordo com o foco humano mais realista de Alan Wake, o jogo se afasta de monstros detalhados ou robôs mecânicos em favor de personagens humanos familiares. Para ajudar a afinar detalhes sobre os personagens, a equipe voltou-se para o Mudbox 3D para escultura digital e softwares de pintura.
“Mudbox é simplesmente uma grande ferramenta para ajudar a alcançar personagens mais realistas. Você não gostaria de modelar personagens humanos detalhados como os nossos, usando ferramentas de modelagem poligonal tradicionais. É excelente ter tais ferramentas poderosas e especializadas para a pintura de modelos 3D e texturas. ”


Autodesk 3ds Max
Desde seus primeiros dias, a Remedy tem contado com o software Autodesk 3ds Max como um dos pilares do projeto. Em Alan Wake, as capacidades de personalização fáceis de maxscript foram de particular valor. “Enquanto fizemos a maioria de nossas animações em MotionBuilder, agora fomos capazes de usar maxscript para ajudar a organizar e exportá-las. Além de objeto de modelagem e texturização, usamos maxscript para criar utilitários que nos ajudaram a fazer quase tudo o que queríamos fazer.” diz Enqvist.


O resultado
“O nível de detalhe dinâmico em jogos de hoje só continua a subir”, diz Vanhatalo. “Assimilação completa de caracteres em seus ambientes está ficando cada vez mais importante. Se você olhar para as florestas em Alan Wake, você pode ver que eles estão totalmente dinâmico. Os galhos balançam quando os personagens executam passadas ou o vento sopra. As superfícies têm sombras cada vez mais complicadas. A única constante na indústria de jogos é a mudança. Temos que olhar constantemente maneiras novas e mais rápidas de fazer as coisas.”
Apesar dos desafios, Remedy já pensa ansiosamente na criação de personagens e histórias com potenciais ainda mais interessantes. Max Payne foi transformado em um popular filme estrelado por Mark Wahlberg. Pode Alan Wake estar muito atrás?

Deixe uma resposta

Comentários
Nome*
e-mail*
Website*