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Unreal Engine Física

Imagens de solução
Aula Demo...
O Curso

O foco do curso é transmitir ao aluno sólidos conhecimentos sobre física avançada em diversos níveis com Unreal Development Kit (UDK).

Abordando temas de desenvolvimento de ambientes que vão desde: física de personagens, sistemas de partículas, malha líquida, gravidade, efeitos atmosféricos, integração com softwares 3d (Maya e 3D Studio Max), composição de materiais, sistema de colisão, física, formas rígidas, formas flexíveis, tecidos, cabelos, destruição em cadeia, anti gravidade, força reversa, física de materiais, sistema de câmeras, malha líquida, , teletransporte, etc. 

Acesse o site de uma das produtoras que usam Unreal Engine UDK no Brasil Dinamic Light

Público Alvo: Estudantes e profissionais como: Level designer, amantes de games, designer digital, arquitetos, engenheiros,  produtores de games, diretores de arte e profissões similares.

Sobre a Unreal Engine
Unreal Engine é um FrameWork(Ferramenta de desenvolvimento) de jogo desenvolvida pela Epic Games. Usado pela primeira vez em 1998 no jogo de tiro em primeira pessoa Unreal Tournament. Esta Engine tem sido a base de muitos jogos desde então, incluindo Unreal Tournament, Deus Ex, Turok, Tom Clancy's Rainbow Six 3: Raven Shield, Tom Clancy's Rainbow Six: Vegas, America's Army, Red Steel, Gears of War [1,2 e 3], BioShock, BioShock 2, Tactical Ops: Assault on Terror, Borderlands, Destroy All Humans! Path of the Furon, Mirror's Edge, Batman: Arkham Asylum, Section 8 e muitos outros.

Embora usada inicialmente para jogos de tiro em primeira pessoa, ela tem sido usada com sucesso em uma grande variedade de gêneros de jogos incluíndo para Mobile (IPad e IPhone) . A Unreal Engine UDK também está sendo muIto utilizado para maquetes digitais interativas em projetos de arquitetura.

Acesse e veja alguns títulos http://www.unrealengine.com/udk/

Seu núcleo é escrito em C++, dando ao motor, um alto grau de portabilidade, suportando muitas plataformas como Xbox 360, PlayStation 2, PlayStation 3, Iphone, PC, IPad e Wii.

A ferramenta, chamada Unreal Development Kit (UDK) é a versão gratuíta, profissional e completa. Como novo modelo de negócio a Epic Games faz todos se tornarem seu sócios em potencial, aonde sem precisar pagar nada a pessoa ou empresa usa a engine e só reparte percentual após comercialização do(s) game(s) produzidos e mesmo assim, se o game em questão for um sucesso e vender mais de 50 mil dolares.

Com o Unreal Development Kit (UDK) é possível reproduzir texturas com altissima fidelidade, iluminação e sombreamento dinâmico com apurada penumbra (variante em tempo real conforme posição do personagem em relação às estruturas dos cenários), sangramento e interposição de cores frias (de acordo com a temática de cada game), movimentação e deslocamento de líquidos (água), e terrenos diversos, ambientes passíveis de maior destruição física e inteligência artificial apurada que analisa e responde segundo reação do jogador durante as partidas.

Pré requisitos
Fundamentos de computação 3D, Windows, ter um computador com configuração mínima Dual Core, 4 giga de memória ram e placa aceleradora 3d, de pelo menos 512 megas de memória.
Grade do Curso

Produzindo efeitos atmosféricos:
- gravidade, vento, iluminação dinâmica, distorções de visão, espelhamento de àrea, portais...

Produzindo materiais:
- compostos de colisão, física e interação.

Produzindo partículas compostas: 
- neve,
- energia, 
- fogo,
- chuva,
- laser
- luz e 
- eletricidade.

Produzindo:
- volumes (ausência de gravidade total ou parcial), 
- névoa, 
- veículos (aéreos e terrestre),
- atmosfera,
- itens/armas/munição,

Malha líquida:
- líquidos, 
- rios, lagos, interação com player 
- variações, 
- gotas, e 
- demais propriedades.

Integração:
- 3d Max com Unreal, 
- Maya com Unreal,

Cameras
- criando e gerenciando navegação,
- efeitos de câmera.

Trabalhando com Sistema de Colisões :
- portão/barras/tiros/explosões/etc...

Trabalhando com corpos
-rígidos, flexíveis, tecidos, volumes,

Trabalhando com Teletransporte Avançado

Trabalhando com Física de Personagens:
-Movimentação, força, velocidade, colisão, força, velocidade, juntas do corpo, ligação com ítens,

Movimentação de corpos físicos distintos.

O Professor
Edward Silva Filho é  Bacharel em Ciências da Computação, atua a mais de 22 anos na área de tecnologia, possui 30 especializações, criador do curso de CryEngine , Unity 3D E Unreal Engine UDK no Brasil, produtor de games e escritor. e autor do livro Produzindo Games com Unreal Engine da editora Ciência Moderna.