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Unreal Engine Programação

Imagens de solução
Aula Demo...
O Curso

O foco do curso é transmitir ao aluno sólidos conhecimentos de programação via Kismet e código(Inteligência Artificial com C++) com criação de classes com Unreal Development Kit UDK. 

Desenvolvendo do zero: interfaces gráficas, sensores, player, npc´s, com dinâmica e controle de Level. 

Capacitando assim o aluno a se tornar um Level Developer(Desenvolvedor de Inteligência Artificial para Mapas
de GAMES).

Público Alvo: pessoas que querem se tornar programadores em I.A. (Inteligência Artificial) com C++ e Kismet focados para games com Unreal Engine UDK.

Sobre a Unreal Engine
Unreal Engine é um FrameWork(Ferramenta de desenvolvimento) de jogo desenvolvida pela Epic Games. Usado pela primeira vez em 1998 no jogo de tiro em primeira pessoa Unreal Tournament. Esta Engine tem sido a base de muitos jogos desde então, incluindo Unreal Tournament, Deus Ex, Turok, Tom Clancy's Rainbow Six 3: Raven Shield, Tom Clancy's Rainbow Six: Vegas, America's Army, Red Steel, Gears of War [1,2 e 3], BioShock, BioShock 2, Tactical Ops: Assault on Terror, Borderlands, Destroy All Humans! Path of the Furon, Mirror's Edge, Batman: Arkham Asylum, Section 8 e muitos outros. Embora usada inicialmente para jogos de tiro em primeira pessoa, ela tem sido usada com sucesso em uma grande variedade de gêneros de jogos incluíndo para Mobile (IPad e IPhone) e Flash CS. A Unreal Engine UDK também está sendo muIto utilizado para maquetes digitais interativas em projetos de arquitetura.

Acesse e veja alguns títulos http://www.unrealengine.com/udk/

Seu núcleo é escrito em C++, dando ao motor, um alto grau de portabilidade, suportando muitas plataformas como Xbox 360, PlayStation 2, PlayStation 3, Iphone, PC, IPad e Wii.

A ferramenta, chamada Unreal Development Kit (UDK) é a versão gratuíta, profissional e completa. Como novo modelo de negócio a Epic Games faz todos se tornarem seu sócios em potencial, aonde sem precisar pagar nada a pessoa ou empresa usa a engine e só reparte percentual após comercialização do(s)
game(s) produzidos.

Com o Unreal Development Kit (UDK) é possível reproduzir texturas com altíssima fidelidade, iluminação e sombreamento dinâmico com apurada penumbra (variante em tempo real conforme posição do personagem em relação às estruturas dos cenários), sangramento e interposição de cores frias (de acordo com a temática de cada game), movimentação e deslocamento de líquidos (água), e terrenos diversos, ambientes passíveis de maior destruição física e inteligência artificial apurada que analisa e responde segundo reação do jogador durante as partidas.

Pré requisitos
Fundamentos de computação 3D, Windows, ter um computador com configuração mínima Dual Core, 4 giga de memória ram e placa aceleradora 3d, de pelo menos 512 megas de memória.
Grade do Curso

Fundamentos de C++
- Variáves
- estruturas de controles
- rotinas
- matrízes
- classes
- entidades
- construtores
- destrutores
- classes amigas
- classes privadas
- classes públicas 
- funções
- ponteiros 
- estruturas de repetição

Programação em C++ para UDK
- Configuração/Navegação de câmeras (1º, 2º, 3º, Izométrica, plataforma e livre) 
- Controle e navegação via Player 
- Controle e navegação via veículos 
- NPC´s

Criando o próprio Player
- criando as classes para o player,
- integrando player animado e mapeado com as classes,
- colocando o player para funcionar.

Kismet
Entendendo :
- conceito, 
- dinâmica, 
- controle.
- Sistema de controle e navegação de câmera por I.A. com diversos efeitos.

Produzindo I.A. pelo Kismet
Sensores de ativação de:
- explosão com timer, 
- laser,
- luz,
- destruição de formas,
- malha líquida,
- volume de lava, 
- elevadores,
- sistema de partículas,
- portais,
- teletransporte,
- Interface Gráfica,
- ítens de reação em cadeia, 
- npc´s.
- materiais,
- efeitos atmosféricos (névoa, neblina, condensassão, etc)

Integrando sistemas de partículas no Player:
- efeitos de luz, 
- borrifo de sangue,
- diversos.

Criação Inimígos Inteligentes
- npc inimigo.
- ataque/defesa, 
- ação em grupo

Controladores de Player via AnimeTree
- Física, controle e direção. 
- Integração com AnimeSet 

Veículos
- integrando/controlando veículos por I.A.
- Ítens e armas dinâmicos por I.A.
- Criando sua própria interface gráfica via código. 

Interface com I.A.
Produzindo interface com:
-Inteligência Artificial, sensores, efeitos sonoros, flash, imagens e ações.

O Professor
Edward Silva Filho é  Bacharel em Ciências da Computação, atua a mais de 22 anos na área de tecnologia, possui 30 especializações, criador do curso de CryEngine , Unity 3D E Unreal Engine UDK no Brasil, produtor de games e escritor. e autor do livro Produzindo Games com Unreal Engine da editora Ciência Moderna.